terça-feira, 7 de abril de 2009

O professor e o aprendiz

A principal função do professor não é ensinar, mas garantir que o aluno aprenda a aprender.

Tive uma professora que tentou me ensinar, mas ela não conseguiu. Tive outra que estruturou minha capaciadade de aprender e, de certa forma, revolucionou a minha vida.

Posteriormente, tive professores que consolidaram minha capacidade de aprender tentando ensinar-me alguma coisa em escolas públicas de alto nível, no ensino médio e no ensino superior.

A consolidação da minha formação como autodidata ocorreu quando trabalhei com pesquisadores formados em algumas das melhores universidades do mundo. Com eles, tive liberdade para pesquisar.

Conclui que, no meu caso, assim como no caso de colegas que acompanhei, é preciso dar as ferramentas da aprendizagem ao aluno e, a partir dai, garantir que ele possa aprender o que for necessário com supervisão, mas sem imposição.

A grande meta do professor é formar o autodidata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário