sexta-feira, 24 de abril de 2009

Educação da mentalidade

Sobre a perspectiva cultural, o homem não é um predestinado, pois a qualquer momento pode mudar o seu curso de ação por iniciativa própria ou por necessidade de reagir às condições ambientais que lhe são impostas. Seu maior tesouro é adquirir, desde cedo, a mentalidade que moldará as suas escolhas.

Se alimentado com a crença certa, o ser humano poderá realizar potenciais latentes nunca imaginados por seus observadores. Se, por outro lado, for alimentado com a crença na impossibilidade de mudar sua condição, poderá viver na miséria em meio à abundância latente em torno e dentro de si.

É preciso, pois, criar o ambiente emocional adequado, envolvendo as crianças em situações que fixem nelas uma mentalidade básica que as conduza durante o seu desenvovimento. A essência dessa mentalidade está na crença de que a auto-emancipação depende do conhecimento: de si mesmo, do outro e da natureza.

Entretanto, é preciso ter em mente que, enquanto não se adquire conhecimento suficiente da realidade, é necessário tomar como referência para a ação os valores universais filtrados da experiência histórica.

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