sábado, 25 de abril de 2009

Não há aprendizagem sem erro

Se alguém disser que nunca errou, presume-se que ele seja uma espécie de divindade, pois aquele que nunca errou também nunca aprendeu: nasceu sabendo. Parece que alguns animais, de fato, nascem sabendo, mas nem todos.

Quanto ao ser humano, ele precisa aprender sempre, pois poderá encontrar muitas situações novas na vida. Dai, é preciso estar consciente de que: 1) algumas coisas - a maioria - precisam ser aprendidas com quem já sabe; 2) tudo pode, e às vezes deve, ser melhorado; 3) às vezes é necessário aprender coisas completamente novas, seja por uma questão de vida ou morte diante do perigo ou por projeção de que o futuro depende desse tipo de aprendizagem.

Diante desse tipo de evidência, Karl Popper, o grande epistemólgo, afirmou que "o método em ciência consiste em aprender com a eliminação de erros". Essa constatação é importante no processo educativo que, infelizmente, pune o erro ao invés de promover a aprendizagem até que ela se complete e o educando possa ser considerado apto a aprender por toda a vida.

Assim, penso na tolice que é dar um diploma a um médico com conceito A (90% ou mais de acertos em suas provas) e a outro dar o mesmo diploma com conceito D (entre 60 e 75% de acertos).

No caso do conceito D, o significado imediato é que não foi dado ao médico a oportunidade de aprender com o erro até conseguir o conceito A, mas foi-lhe permitido errar durante o exercício da profissão, o que é muito grave.

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