quarta-feira, 8 de abril de 2009

Educação para a produtividade

A educação do ser humano deve ser sempre integral, visando a formar o homem capaz de usar suas faculdades de forma produtiva. Assim, é preciso ter em mente formar o cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

É preciso, ainda, que se aprenda a trabalhar com qualidade, para produzir os bens, os serviços e os sentimentos que tornem a vida digna de ser vivida.

Mas não se pode esquecer da produtividade, para que, usando a inteligência, tudo seja feito com o menor esforço possível, fazendo sobrar tempo para as atividades culturais que tornam a vida alegre, suave e bela.

A produtividade não visa a aumentar somente a produção, embora isso seja necessário para suprir as necessidades humanas. A meta é, em anologia com o dito de Galileu Galilei, usar alavancas poderosas para mover o mundo.

Ser produtivo significa ser capaz de gastar cada vez menos energia para produzir cada vez mais e, assim, permitir que a carga de trabalho obrigatório seja cada vez menor. A produtividade, pois, garantidos os príncípios da qualidade e da cidadania, é a chave para a sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário