A realidade, tal como a vemos, raramente é favorável à vida digna. Na natureza vemos a luta pela sobrevivência do mais apto. Entre os homens também. Mas sabemos que a realidade humana é cultural, e pode ser mudada.
Ao educar, pois, é preciso não ensinar a se contentar apenas em adaptar-se à realidade existente. Antes, é preciso ensinar como sobreviver nas mais diversas situações; mas, sobretudo, a mobilizar corações e mentes para transformar a realidade e criar aquelas condições de vida que sejam dignas do ser humano consciente de sua grandeza potencial.
Em primeiro lugar não se podem despertar desejos de consumo que, se aplicados em nível global, torne a vida no Planeta inviável. Mas infelizmente é isso que as escolas têm feito. Elas alimentam a expectativa de que o ser humano instruído poderá satisfazer não só suas necessidades, como os mais absurdos desejos, e isso sem levar em consideração a situação global.
Uma das grandes tarefas da educação é, pois, formar educadores com visão sistêmica da realidade, sob todos os pontos de vista relevantes que a História já apontou como necessários à compreensão do existência humana.
Sugestão para leitura:
A História da Civilização, de Will Durant. Como se trata de uma coleção com cerca de 12 volumes, pode-se começar com a leitura inspecional, ou prospectiva da mesma, conforme técnica descrita no livro Como Ler um Livro e resumida neste blog.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário