O desenvolvimento humano sadio pressupõe que se coloquem em prática alguns conceitos fundamentais, de forma tácita ou explícita. O trio potência/movimento/ato está entre os conceitos que vale a pena compreender.
O trio acima foi explicado por Aristóteles e tem grande valor prático. Por meio dele aprendemos que só poderemos ser aquilo que, em potencial, já somos. Mas a busca daquilo que já somos em potencial depende de nossas crenças, pois são elas nos dão a força para iniciar e manter o movimento que leva à transformação da potência em ato.
Exemplo tirado da natureza: - O grão de arroz é, potencialmente, um pé de arroz com muitos cachos e muitos grãos. Entretanto, para que a realidade final de concretize, é preciso preparar o terreno, plantar o grão e fornecer-lhe os ingredientes necessários para que ele se transforme naquilo que, potencialmente, já é.
Aplicação para a condição humana: - O homem tem potencial de construir ou de destruir. Para que prevaleça o potencial construtivo é preciso satisfazer as necessidades básicas do ser humano que, segundo o psicólogo humanista Abraham Maslow, são as seguintes, em termos gerais: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto-realização. Maslow afirmou que as capacidades humanas clamam para ser usadas e não cessam o seu clamor enquanto não forem completamente usadas.
Já Erich Fromm ressaltou a necessidade de que se esteja atento ao potencial destrutivo inerente ao ser humano. Este potencial deve ser redirecionado por diversos artifícios, tais como: o esporte, a arte e o empreendedorismo, entre outros. Em útlimo caso ele deve ser simplemente reprimido para que não se realize.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário