A miséria é um insulto à dignidade humana, principalmente quando se leva em conta que há recursos suficientes para estirpá-la. A pobreza, contudo, pode ser uma grande vantagem para o crescimento humano sadio. Ela induz ao trabalho e à realização de sonhos, desde que haja saúde e educação de qualidade para dar suporte ao esforço consciente de mudança.
Conheci pobres e ricos na infância. Alguns desses ricos caminharam para a pobreza por falta de incentivos. Alguns pobres melhoraram suas vidas pelo fato de terem aproveitado as oportunidades que lhes foram dadas. Aparentemente não havia muita diferença no grau de inteligência das pessos que fizeram caminhos inversos.
O fato de ter visto tais mudanças de posição deixaram-me sem ilusões quanto ao valor da riqueza material que não é conseguida com esforço próprio. Fiquei atento, ainda, para a indignidade da riqueza mal adquirida. Minha conclusão: a riqueza sem consciência pode ser pior do que a miséria, mas a pobreza digna pode ser uma grande riqueza.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário