Alguém já disse que só existe uma ciência: a ciência da História. Outra pessoa disse que toda teoria pode mostrar-se falsa ao longo do tempo, na História, mediante algum teste decisivo, mas que nenhuma teoria pode ter comprovação definitiva por acúmulo de evidências que lhe sejam favoráveis.
Entretanto, pode-se afirmar, com certeza, até o momento, que a Hístória mostra o destino cruel que espera cada pessoa e civilização: o nada. A menos que se creia que haja vida após a vida, é perda de tempo lutar por ideais na Terra. Toda luta seria inútil se não houvesse a possibilidade da transcendência. Esta, por sua vez, se aceita, deveria alimentar sempre a luta dos homens em cooperação para compreender e transformar suas condições de existência.
Contudo, independente da crença que nos mova, é possível fazer algo digno aqui e agora. E isso pode ser suficiente para pacificar a nossa consciência atual enquanto não atingirmos níveis mais elevados de consciência. Realizando, aqui e agora, o que estiver ao nosso alcance, podemos amenizar a dor da existência e aperfeiçoar o nosso caráter.
Somos nada e, ao mesmo tempo, somos um milagre!
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário