domingo, 30 de agosto de 2009

Além do bem e do mal

Se existe o homem bom e o homem mau, seria razoável afirmar que o educador ideal está além do bem e do mal. Ele deveria estimular o bem com o bem, e repreender o mal, tanto com o amor como, se necessário, com o terror. Porém, tal educador não poderia ser o próprio homem, pois, tal homem assumiria poder absoluto.

Esse educador absoluto, assumiu Hegel, é Deus se manifestando na História. Ele seria, assumiu Marx, a Natureza se manifestando na História. Nos dois casos o homem seria apenas um agente controlado à distância. Mas um agente que se julga representante da História sem Deus ou de Deus atuando, por seu intermédio, na História.

Os faraós egípcios colocavam-se além do bem e do mal. Os imperadores romanos também. Os governantes da sociedade aberta aceitam a alternância de poder para que se atinja o equilíbrio que está além das circunstãncias que possam ser percebidas como o bem ou como o mal, de acordo com a perspectiva adotada. Isto é, o bem o e mal só se manifestam, seja nas sociedades abertas ou fechadas, ao longo do tempo.

Sócrates deu uma solução inteligente para a questão. Só pelo exercício da razão é que se pode conhecer o bem e o mal. Neste caso, a opção seria sempre pelo bem, pois optar pelo mal tendo consciência do bem só seria possível para a mente doentia.

Jesus Cristo trouxe outra perspectiva: o bem e o mal existem, mas a verdadeira vida está no bem. Sócrates, ao destacar a necessidade de conhecimento, deixou esperança, mas também o desespero para o homem consciente das suas limitações. Jesus Cristo deu um passo à frente quando mostrou a possibilidade de que a fé suprisse a falta de conhecimento, desde que fosse a fé no bem - Deus -, alcansável por intervenção do Filho.

Assim, sob a pespectiva humana, somente a fé, o amor e a esperança podem superar a questão da dicotomia entre o bem e o mal. Nem mesmo o conhecimento pode fazê-lo, pois o homem nunca terá como apossar-se do verdadeiro conhecimento do bem e do mal de forma completa, a menos que reivindique ser ele mesmo Deus.

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