sábado, 7 de fevereiro de 2009

Compreendendo textos: dificuldades inerentes 1/3

Compreender a si mesmo é difícil. Compreender o outro num diálogo direto é muito difícil. Compreender o texto do outro é, às vezes, dificílimo ou até mesmo impossível. Algumas vezes o leitor não sabe ler; outras vezes o escritor não sabe escrever. A pior situação ocorre quando os dois se encontram, especialmente em textos produzidos para gerar resultados no e por meio do leitor.

Doutores têm se debruçado durante séculos sobre textos herméticos por natureza e, ainda por cima, às vezes mal escritos. O resultado tem sido muitas doutrinas religiosas, filosóficas e políticas contraditórias e com potencial explosivo. Há livros didáticos que o professor repete sem nunca ter entendido. Em alguns casos os alunos só podem sair-se bem nas provas se advinharem a interpretação que o professor quer que seja dada ao autor do texto!

Imagine, caro leitor, o desastre do sistema educional que não leva esses fatos em consideração. Alguns textos são produzidos para passar ideologias, outros são mal escritos ou têm grau de dificuldade incompatível com a condição dos alunos. Você consegue enxergar uma solução para esse desastre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário