sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aprender a aprender

Em nossas vidas sempre precisaremos aprender isso ou aquilo para sobreviver, ou por simples prazer. Sendo as oportunidades de aprendizagem infinitas, não seria viável aprender tudo como especialista, muito menos por meio de cursos. Assim, é preciso aprender a aprender.

Para dominar essa arte, devemos ter um visão muito pragmática do método geral que nos permite aprender qualquer coisa. Minhas reflexões e pesquisas sobre o assunto, levando em conta o que pude pesquisar sobre filosofia, ciência, tecnologia e negócios, apontam para uma sequência universal que, em grandes linhas, é a seguinte: absorver o existente, melhorar o existente e romper com o existente.

Isso é feito pela combinação das faculdades humanas fundamentais do pensar, do sentir, do agir e do comunicar-se, consigo mesmo e com o outro. É necessário, ainda, observar e experimentar para se tirarem conclusões. O exercício consciente dessas faculdades torna-nos estragetistas capazes de analisar e intuir, essa última faculdade sendo uma ingração das demais.

Assim, é preciso aprender fazendo e refletindo. Mas tendo em vista evoluir partindo das situações mais simples para as mais complexas. Eis a habilidade fundamental para desenvolver o potencial humano, individual e coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário