domingo, 22 de novembro de 2009

O ser humano cresce resolvendo problemas

Abraham Maslow (1908-1970), o grande psicólogo humanista, afirmou que o homem cresce resolvendo problemas. Essa era, também, a perspectiva de Jean Piaget (1896-1980), assim como a de Karl Popper (1902-1994). Para concordar com esses grandes homens basta observar a realidade ao nosso redor. Se não tentamos, não resolvemos problemas. Se não resolvemos problemas, não crescemos.

Maslow foi mais específico: - o ser humano cresce resolvendo problemas em equipe. Entetanto, sabemos que, aparentemente, algumas pessoas não gostam de trabalhar em contato direto com equipes. Mesmo assim elas crescem resolvendo problemas usando a bagagem universal, por meio de consultas à literatura, observação direta ou com seus contatos informais com as pessoas, diretamente, ou em eventos.

Se considerarmos o crescimento desde o nascimento, tem-se o que Jean Piaget denominou de construtivismo. Isto é, ainda que as pessoas imitem umas às outras, todas elas, mesmo quando assimilam conhecimento que vem de foram, agem como construtoras do próprio conhecimento. Se isso é feito com supervisão inteligente, pode-se acelerar a sua autonomia na identificação e mobilzação dos recursos necessários para resolver problemas.

Essa perspectiva, captada de forma inteligente pelos japoneses, levou à formação dos CCQ's - Círculos de Controle da Qualdade - nas empresas. Assim, criaram um mecanismo para a solução de problemas em equipe de acordo com a natureza humana, útil para o crescimento das pessoas e das empresas. Acredito que a transferência dessa experiência para a sala de aula pode aumentar o prazer de aprender a aprender acelerando, assim, a capacitação do ser humano para viver na era conhecimento.

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