sexta-feira, 31 de julho de 2009

Discurso como Patrono dos Formandos 2009/1 do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFMG

Autoridades presentes, colegas homenageados, senhores pais, convidados em geral. Queridos(as) formandos(as).

Farei três discursos para os três públicos diferentes que aqui estão.

1 – Amigos e parentes dos formandos: suportem o meu discurso, mesmo que não gostem dele. Para vocês, discurso encerrado. Podem dormir à vontade!

2 – Pais. Seus filhos são realmente o que pensam deles: bonitos, inteligentes e nascidos para vencer. Basta diminuir um pouquinho para se chegar à verdade a esse respeito. Tentei cuidar deles pensando nos meus próprios filhos, um com 25 anos e uma com 22 anos. Para vocês, discurso encerrado. Falarei agora para os seus tesouros.

3 – Formandos(as):
3.1 – Tudo que porventura eu tenha feito para vocês, fiz pensando em mim mesmo: tornar-me digno como formador de homens integrais. Tentei, dentro do possível, ajudar a transformá-los em cidadãos produtivos. Espero que vocês produzam: mais alimentos, mais habitações, mais conforto, mais segurança, mais saúde, mais alegria, mais justiça. Em síntese, mais felicidade com o menor custo possível.

3.2 – Sua principal missão na vida é ser feliz. Mas isso só pode ser conseguido se servirem ao próximo. Se não for possível fazer o que amam, aprendam a amar o que for necessário fazer. O sucesso virá naturalmente. Vou dar um exemplo.

Apesar de ter dado muito trabalho, adorei preparar o ambiente Teleduc para melhorar a sua vida. Vocês se lembram como foi difícil fazer com que se cadastrassem? Quem acha que o meu investimento no Teleduc valeu a pena diga SIM, em voz alta.

Por outro lado, eu detestava cuidar da matrícula. Mesmo assim assumi que deveria enfrentar o problema para melhorar o que fosse possível. Quem acha que valeu a pena o meu investimento na melhoria do processo de matrícula diga SIM, em voz alta.

Tudo foi muito bom para vocês, mas, quanto a mim, fui para o hospital no segundo semestre de 2008 com dores no coração. Diagnóstico: tensão excessiva por excesso de preocupação e trabalho. Contudo, não me arrependo de ter agido para melhorar a sua vida. Espero que guardem esse exemplo no coração.

3.3 - ENCERRANDO: Vocês são os portadores da tocha da esperança. Não a deixem apagar. Não hajam como máquinas, pois vocês são homens integrais, movidos a fé, amor e esperança. Vou ilustrar novamente o que falei.

Algumas vezes tive de ser duro com vocês. Nesses momentos eu parecia uma máquina. Ao mesmo tempo, fui muito flexível em certos momentos quando percebi que vocês estavam chegando ao seu limite. Isso foi necessário para que vocês se organizassem melhor, tivessem mais responsabilidade e, ao mesmo tempo, se sentissem respeitados como seres humanos. Espero que o exemplo tenha valido por muitos discursos.

Sinto que vocês entenderam o que fiz. A prova disso é a homenagem que me fizeram escolhendo-me para seu patrono. Quero que entendam que a sua vida profissional começa hoje e, com ela, se inicia a necessidade de aprender. Agora mais do que nunca.

Espero que tenham aprendido a aprender e que nunca parem de aprender por toda a vida.

O restante do que eu tinha a dizer está postado no Teleduc. Consultem, ainda, os meus dois Blogs: www.gestaopelaqualidade.blogspot.com e www.compreenderetransformar.blogspot.com.

QUE DEUS OS ABENÇÕE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário