É justo que o aluno queira ter professores bons de aula. Mas, apesar de necessário, esse tipo é raro. O ideal é que tais professores estejam disponíveis para dar apoio direto aos alunos que deles necessitem mas, sobretudo, que liderem o processo de formação de novos professores, além de criar ou selecionar materiais didáticos sob medida para formar alunos autodidatas.
Falo isso por experiência própria. Após ter sido salvo por um professor bom de aula no antigo Curso Primário, tive o prazer de prosseguir com a firme convicção de que, se necessário, poderia aprender sozinho a partir de materiais didáticos de boa qualidade. Surgiu, então, o novo problema: é difícil encontrar tais materiais.
Assim, defendo que os melhores professores são aqueles que, escolhendo ou produzindo materiais didáticos de excelente qualidade, induz os seus alunos a aprenderem com autonomia, mesmo quando estiverem sob a orientação de professores ruins de aula e, eventualmente, sem acesso aos melhores materiais didáticos.
Os autodidatas assim preparados serão líderes pelo conhecimento. Sua missão principal deverá ser formar mais líderes dessa natureza.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário