quinta-feira, 15 de abril de 2010

A comunicação animal

A comunicação animal é aquela que visa a gerar no ser humano um comportamento animal, isto é, sem visão crítica. Isso vale tanto para sociedades abertas - Estados Unidos, por exemplo - quanto para sociedades fechadas - Cuba, por exemplo -.

A única meta é produzir, no animal que está dentro de cada um, um comportamento que esteja de acordo com o interesse do cumunicador: um voto favorável, o fechamento de uma compra, um determinado comportamento moral. Para isso, apela-se para os instintos mais básicos por meio de mensagens explícitas ou subliminares.

Vi essa comunicação, quando era permitida, em relação ao cigarro. Ele era associado a status, saúde e poder individual. Mas hoje sabemos que é fonte de doenças. Uma empresa chegou a associar bebida alcoólica ao sexo fácil e gostoso, e ainda acrescentou, explicitamente à propaganda "do jeito que o diabo gosta", para excitar os jovens rebeldes.

Visitei um Supermercado que está fazendo muito sucesso com seus diferenciais de atendimento a uma classe de alto poder aquisitivo. Lá, vi a comunicação animal na sua forma mais inteligente. Os produtos são expostos de forma a criar "água na boca", muitas vezes em pequenas embalagens com fundo de isopor. Como sabemos, o isopor é fatal para o meio ambiente.

O resultado da comunicação animal é a formação de mentes robotizadas. Elas se tornam consumidoras dos recursos da Terra, agindo como minhocas que transformam tudo em alimento, e deixando atrás de si buracos e dejetos. Imagino que essa orgia de consumo fácil chegará ao seu limite de maneira natural e catastófica.

Os animais, ao final, serão abandonados e circularão por ai como zumbis famintos e sujos. A situação precisa ser revertida em prol de um Planeta sustentável.

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