quarta-feira, 14 de abril de 2010

As três forças primárias que movem o homem

As ações humanas têm três forças primárias que as causam: o instinto, a imaginação e o conhecimento.

Pelo instinto, o organismo é levado a realizar os impulsos biológicos relativos a: fome, excitação sexual, sentimento de propriedade, entre outros. A ação decorrente pode ser do tipo cega, ou estruturada pelo intelecto. No primeiro caso o homem age como um cão abandonado e, no segundo, como uma raposa.

Pela imaginação, cria-se a situação virtual desejada no futuro, seja na Terra, seja no Ceu. A partir dai, entra o intelecto em ação, de forma pragmática, para construir o sonho. Eventualmente, mediante avaliação de cada ação, o próprio sonho é remodelado a partir das possibilidades que se manifestam na situação concreta. Nesse nível de existência, o homem se torna um negociante, mesmo quando é religioso.

Quanto à ação orientada pelo conhecimento, o homem busca descobrir as leis que devem determinar o seu comportamento e, à medida que as descobre, segue-as. Neste caso ele não negocia. Apenas cumpre suas obrigações, ainda que estas sejam desagradáveis num primeiro momento.

Essas três forças agem simultaneamente no homem. Sua evolução rumo à realização do seu potencial espiritual dá-se à medida que prevalece sua tendência de agir com base no conhecimento profundo da realidade. Enquanto caminha visando a descobrir a Verdade, move-se com fé, amor e esperança, pois, como ser finito, seu conhecimento será sempre incompleto.

PS: Homem = Ser Humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário