quinta-feira, 4 de março de 2010

O Brasil que se transforma

Claúdio de Moura Castro, na revista Veja do dia 24/02/2010, informa que em 1982 o Brasil participou, pela primeira vez, da Olimpíada do Conhecimento(World Skills International). Nesse campeonato compete-se em tornearia, marcenaria e robótica, entre outras modalidades.

Se em 1982 o País não ganhou medalha, em 1985 conseguiu chegar em décimo terceiro lugar. Em 2007 em segundo, e em 2009 em terceiro. Assim, mostrou que sua transformação para melhor, em assuntos de tecnologia, é uma possibilidde concreta. Na opinião de Moura Castro, os seguintes fatores estão por trás do sucesso brasileiro: qualidade valorizada, seleção dos melhores, prática obsessiva e persistência.

No Olimpíada da Civilização, é preciso, como anuncia a propaganda do Governo de Minas, "avançar sem deixar ninguém para trás". Ganhar uma olimpíada é muito bom, mas é preciso partir de um nivelamento geral da capacidade produtiva dos trabalhadores, permitindo que todos realizem os seus potenciais, ganhando ou não competições internacionais.

Coube ao Senai conquistar essa vitória para o Brasil e mostrar um bom caminho para o futuro, passível de implementação imediata.

Parabéns, Senai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário