quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O professor como coordenador da aprendizagem

Tenho verificado que o sistema educacional, com honrosas exceções, faz um tremendo esforço para impedir a aprendizagem saudável e prazerosa.

O aluno é bombardeado com excesso de informação por meio de slides mal feitos e lidos com voz que leva ao sono. Em seguida é submetido a provas que não visam a ajudá-lo, mas a desmoralizá-lo.

Se fosse para ajudar seriam promovidos encontros para reforçar a aprendizagem em relação aos temas nos quais o aluno não se deu bem. Mas, ao contrário, usam-se os resultados das provas para confirmar que ele é preguiçoso ou inapto para aprender.

Na Coréia do Sul há uma luz a esse respeito. Compete ao professor promover a aprendizagem. Se ele não consegue é submetido a treinamento. Se continua não conseguindo, é dirigido para outra atividade condizente com sua vocação. Sua meta não é ensinar, mas fazer com que o aluno aprenda.

Estamos precisando de uma revolução no processo de ensino-aprendizagem!

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