terça-feira, 22 de setembro de 2009

Aprendizagem acelerada

A aprendizagem colaborativa, descrita na última postagem, tem, geralmente, como produto, material didático preparado para acelerar a aprendizagem de iniciantes.

Eventualmente, os calouros de um semestre preparam material a ser usado por calouros do semestre seguinte. O material produzido é avaliado por professores, consultores e profissionais, além do professor da disciplina, antes de ser considerado apropriado.

Espera-se - e isso tem ocorrido - que iniciantes possam acelerar a sua aprendizagem do assunto a partir do material preparado. Isso tem funcionado para aqueles temas que estão bem abordados em livros didáticos reconhecidos pelos alunos como excelentes. Nesse caso, a criatividade do aluno que prepara o material só é permitida quanto à forma, pois o conteúdo já está previamente definido. No que se refere à forma, ela visa a facilitar a aprendizagem pela exposição gráfica e visual do tema.

Quando o assunto exige pesquisa, a aprendizagem acelerada é incentivada por meio do ensino de metodologias apropriadas. A obra Como Ler um Livro, por exemplo, permite que o aluno aprenda a ler como pesquisador. O livro Revolucionando o Aprendizado dá destaque para a comunicação via diagramas, mais do que textos. O livro Como se Faz uma Tese, de Humberto Eco, é usado para introduzir o aluno na pesquisa que leva à elaboração de uma monografia.

Em síntese, os testes que tenho feito com a aprendizagem colaborativa estão intimamente associados à aceleração da aprendizagem. Para tal, é importante conhecer os modelos de ensino-aprendizagem embutidos na gestão padrão mundial. Porém, tudo é feito sob a perspectiva humanista cristã. Busca-se aprender com as empresas mais competitivas para, extraindo os seus procedimentos neutros de ensino-aprendizagem, usá-los com uma abordagem colaborativa.

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