segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Evolução racional

Freud conluiu que o ser humano é movido, principalmente, por emoções que se escondem no seu inconsciente; porém, ele também afirmou que "a razão é uma fraca luz que insiste em iluminar a verdade". Acredito que suas afirmações estão de acordo com o bom senso universal.

Uma evolução racional implica uma educação da emoção. Einstein alertou para a necessidade de que as emoções positivas sejam fixadas desde a primeira infância para que gerem resultados por toda a vida, ainda que ocorram recaídas eventuais. As posturas de Freud e Einstein, contudo, já haviam sido preconizadas por Platão, um dos primeiros a reconhecer que a emoção pode rebelar-se contra a razão e comandar o comportamento humano em muitas situações.

A evolução racional não pode prescindir do conhecimento sobre a natureza humana. Os costumes e hábitos provados de valor universal, presentes em todas as culturas, devem ser tomados como referência para o nivelamento educacional dos povos. Com essa base firmemente assentada, pode-se caminhar, conforme acredito, por meio de experimentos racionais e não apenas por reações a situações de calamidade. Essa estratégia de realizar experimentos foi adotada, por exemplo, por Gandhi para vencer, pela não-violência, a força letal do Império Britânico.

Ao perguntar sobre quais seriam as características universais de um ambiente apropriado à vida digna, tenho tido respostas do tipo: respeito, confiança, amizade, beleza, limpeza, ordem, justiça e misericórdia. Não há necessidade de teorias para promover o envolvimento das pessoas no nivelamento quanto a essas características universais. Basta sensibilidade humana de líderes que tenham, eles próprios, afinidade com essas características.

Simultaneamente, as pessoas devem ser levadas a exercitar a razão por meio de exercícios de raciocínio que conectem meios e fins. Trata-se de desenvolver em larga escala uma capacidade de pensamento estratégico ligado ao ciclo da ação racional. Alguns elementos desse ciclo são apresentados a seguir:

1) Partir da ideia de que se evolui: imitando, aperfeiçoando e inovando;
2) Combinar a solução do problema com a sistematização e operação das soluções encontradas;
3) Manter aceso o senso crítico para buscar fazer tudo de maneira mais simples, mais barata e alegre.

A evolução é um caminho inexorável pelos mecanismos impostos pela própria Natureza: dor e prazer. Mas, esse tipo de evolução é muito lento, dependendo de catástrofes que sirvam como educadoras do instinto. Contudo, a história da educação mostra que é possível acelerar a evolução cultural pelo uso da emoção em submissão à razão.

Esse processo racionalmente conduzido não pode prescindir de axiomas - por definição os axiomas não são passíveis de prova racional - sobre a origem e destino da vida. Para as pessoas que adotam esses axiomas a mudança pode acontecer num piscar de olhos, como se passassem por uma metanoia instantânea.

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