Eis algumas estratégias do pensamento usadas para resolver os problemas impostos pela vida:
1. Aprender com as boas práticas existentes. Isso implicar treinar e treinar até estar em condições de repetir, com perfeição, a boa prática tomada como referência.
2. Analisar os fatos e os dados do problema exaustivamente, agrupando-os de acordo com características comuns. Isso feito, podem-se identificar as lacunas de informação a serem preenchidas com novas pesquisas.
3. Partir do resultado desejado e desdobrá-lo quanto às características que devem ser desenvolvidas para se chegar lá. Isso é especialmente recomendado no caso de desenvolvimento de produtos.
4. Partir de um olhar prospectivo do todo, identificar as partes que precisam ser conhecidas, aprofundar-se na sua análise, comparar análises diferentes e bem-sucedidas dos mesmos tópicos e fazer a síntese final. Neste caso é preciso estar atento à intuição, que age de formar inconsciente sobre os problemas os quais analisamos conscientemente.
5. Ficar atento aos momentos especiais em que as ideias fluem com facilidade. Prestar atenção especial ao circuito TBC: trânsito, banheiro e cama.
6. Usar a imaginação para se fazerem simulações mentais completas sobre o problema. Há pessoas capazes de fazer, só com o pensamento, aquilo que outros precisam fazer com o apoio de anotações e esquemas. Desenvolver essa habilidade é um ótimo exercício para ampliar a capacidade de se pensar estrategicamente.
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário