Neste momento quero apenas registrar uma ideia: o Programa de Gestão Comunitária.
Entendo por Gestão Comunitária a gestão dos aspectos comuns a uma comunidade, qualquer que seja ela; exemplo: um povoado, uma pequena empresa, uma associação de Bairo. Enfim, um grupo que possa ser mobilizado para tratar de assuntos comuns. Talvez a ideia possa ser aplicada, por exemplo, numa sala de aula.
A ideia consiste em transferir para esses grupos a tecnologia de gestão provada por boas práticas provenientes, por exemplo: do Programa 5S, dos Círculos de Controle de Qualidade, das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, das diversas sociedades internas das Igrejas Reformadas, entre outras fontes.
O núcleo central desse Programa deveria consistir no dominio individual e coletivo da Dinâmica do Conhecimento, um conceito já explicado neste blog e no seu blog irmão gêmeo www.gestaopelaqualidade.blogspot.com.
Acredito que esse tipo de Programa poderia levar as boas práticas de gestão para as comunidades em larga escala, o que permitiria a realização de potenciais manifestos e latentes não realizados na sociedade.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário