sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dominando - em massa - a Dinâmica do Conhecimento



Mais do que o Método Cientítico, o conceito fundamental a ser dominado atualmente, por todas as pessoas, é o de Dinâmica do Conhecimento. Todo ser humano, hoje, pode atuar como cientista, engenheiro e gerente nas atividades que lhe são pertinentes. Na medida do possível ele pode tornar-se, ainda, aprendiz autodidata e professor.

A informação, sozinha, é morta. A Dinâmica do Conhecimento é um processo vivo. O método básico pode ser encontrado como núcleo comum entre: a filosofia, a ciência, a tecnologia e a economia, esta última envolvendo os negócios, a produção e a gestão.

Sabe-se, hoje, que se aprende: imitando, aperfeiçoando e inovando. Que a razão, tanto quanto a emoção, intermediados pela inteligência, são os fatores fundamentais mobilizadores do conhecimento produtivo. Sabe-se, ainda, que o roteiro geral dessa dinâmica está alinhado com as faculdades humanas fundamentais do pensar, do sentir, do agir e do comunicar-se.

Partindo da observação da realidade e eventualmente indo além dela pelo sonho, trabalha-se no plano das ideias. As ideias precisam ser testadas. Se os resultados alcançados forem satisfatórios, devem-se criar os padrões operacionais visando à produção na escala apropriada.

O tempo todo deve-se questionar se os meios e os fins estão alinhados, e se os diversos compromissos - técnicos, legais, financeiros, éticos, entre outros - foram atingidos de forma satisfatória. O ciclo deve, então, ser reiniciado seja para nivelamento com as melhores práticas, seja para o aperfeiçoamento do existente ou para romper com o existente e inovar.

Assim, pelo domínio da Dinâmica do Conhecimento, individualmente e em equipe, em escala nacional, o Brasil poderá fazer realizar os potenciais construtivos dos seus cidadãos. O sistema educacional e o sistema produtivo precisam estar alinhados quanto ao uso desse conceito vital.

É isso que esteve por trás do Projeto Qualidade Total da Fundação Christiano Ottoni na década de 1990. Esse é o conceito que precisa ser atualizado para o nivelamento do Brasil em relação aos países mais avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário