Como todo organismo vivo, o homem tem necessidade de sobreviver, crescer e perpetuar.
Na luta pela sobrevivência, ele necessita de garantir os meios de satisfazer suas necessidades fisiológicas: alimento, vestuário, sexo e habitação, entre outras. O seu crescimento sadio necessita que ele tenha segurança de que suas necessidades fisiológicas serão satisfeitas sempre que se manifestem. Acrescente-se a isso suas necessidades de compartilhar a alegria de viver.
Contudo, o homem não se sente pleno, nem enxerga o futuro, se não realiza aquilo para o qual nasceu. E isso, como conceituou o psicólogo humanista Abraham Maslow, é autorrealização. Segundo Maslow, as capacidades clamam para ser usadas, e não cessam o seu clamor enquanto não forem completamente usadas. O que o homem é em potencial precisa tornar-se realidade no movimemto dinâmico da vida. Se isso não acontecer, ele não alcança a saúde mental plena. Porém, há um sentido ainda mais profundo de autorrealização: o perpetuar a existência plenamente satisfatória além deste mundo relativo.
Há algumas pessoas que não sentem essa necessidade suprema de autorrealização, mas creio que a maioria não poderia sequer viver em paz se essa possibilidade não se lhes afigurasse como a mais cristalina realidade. Sob essa perspectiva, a autorrealização conceituada por Maslow é apenas uma antecipação tosca da verdadeira autorrealização. E isso não é apenas uma opinião. É, ainda, mais do que uma crença em seu sentido fraco. É uma questão de fé - busca ativa da realidade invisível - que antecede o conhecimento prático dessa realidade.
Entendo que todos somos "predestinados" a essa busca, uns mais outros menos. Entendo, ainda, que, no processo de busca, alguns ficam confusos e se perdem no ceticismo e no agnosticismo. Mas creio que todos, ao final, serão obrigados a seguir esse caminho, pois isso lhes foi infundido na essência espiritual.
Assim, viver na Terra, buscando paz e prosperidade, é legítimo. A natureza possui os tesouros escondidos. O homem possui, dentro de si, os mecanismos para explorar esses tesouros. Mas, o verdadeiro tesouro transcende a realidade aparente na qual vivemos. Ele está no campo do espírito invisível e imortal. Quem descobre isso, vende tudo o que tem e investe todos os seus recursos na busca do tesouro imperecível.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário